Resenha: Wake - Despertar

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Título: Wake - Despertar
Título Original: Wake
Autora: Lisa McMann
Ano: 2010
Páginas: 205
Editora: Novo Século


                                                       Saraiva - Estante Virtual (opções de livros usados)


Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante.

Confesso que demorei a ler esse livro, não que o início seja enfadonho ou nada do tipo, pelo contrário, o livro todo tem uma narrativa boa, gostosa de ler. A questão da demora foi pessoal, eu sempre tinha livros "melhores" na estante para dar prioridade. Mas falando da resenha..

Janie é uma garota atormentada pelos sonhos de outras pessoas e isso faz o leitor de cara ter um pouco de dó dela, principalmente porque no início da obra ela tem uns flashbacks das primeiras vezes que foi sugada para os sonhos  de outras pessoas e essa situação misturada com a falta de cuidado e de certa forma o desprezo da mãe dela nos faz torcer para que as coisas deem certo para Janie. A personalidade de Janie é o um dos elementos que mais me agrada nesse romance, ela é um adolescente sofrida, mas mesmo diante das dificuldades ela não se vitimiza, tem o sonho de juntar dinheiro para ir para faculdade e por isso a noite trabalha em um asilo, aonde os idosos tem sonhos bem estranhos (Sobre a Segunda Guerra Mundial..)

Janie mesmo enfrentando problemas encontra uma amiga leal mas um pouco louquinha, a Carrie, apesar de não ir muita com a cara da personagem pois a achei meio chatinha e superficial, tenho que admitir que a Carrie sempre ajudou a Janie e vice-e-versa, elas tem uma amizade bonita. Outra personagem que é um dos principais é o Cabel, a Janie tem uma queda por ele já faz algum tempo e quando ele se transforma em um dos bonitões da escola ela fica com ciumes, a relação deles é bem fofa. Em alguns momentos, por conta do enredo em si ficamos sem entender alguns atitudes dele mas tudo fica explicado, passamos a entender a história de vida do personagem também.

Mas o fato mais marcante que eu acredito ter sido desse livro é a descoberta que a Janie faz sobre o que ela é capaz de fazer, o "poder" que tem nas mãos e ela percebe que pode contar com ajuda de pessoas que sabem o seu segredo. Isso é bem legal pra história. Esse livro é o primeiro de um Trilogia, mas eu sinceramente não sinto necessidade de ler os próximos, achei a história bem satisfatória e isso foi algo que me incomodou, se é uma trilogia deveria terminar a história com um *BAQUE* mas isso não acontece. E esse foi um aspecto que deixou a desejar, afora isso é um bom livro, uma leitura que eu considerei infanto-juvenil pois para mim não entraria no YA (Young-Adult) pela simplicidade da narrativa. Recomendo a leitura!

Nota: 4 estrelas






4 comentários:

  1. Gostei da resenha ;)
    Tive a impressão de que o livro não é "arrebatador", mas me parece uma boa leitura, embora despretensiosa.

    Bjs

    http://aoutrasombra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OIe, legal sua resenha!
    Sabe que eu também fico pensando em ler a saga mas aí vem um livro em cima de outro e assim por diante que não consigo parar e me decidir.

    Abraços,

    Greice |Negrini

    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  3. Oie, eu já tinha visto esse livro, mas não sei me agradaria a narrativa.
    Adorei o layout.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie
    otima resenha. Eu adorei esse livro!!
    estou seguindo seu blog!

    e voce ganhou na promoção do meu blog
    veja
    http://www.lostgirlygirl.com/2013/10/resultado-promocao-ganhe-o-livro-cisne.html

    bjos

    ResponderExcluir







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!