#Debate sobre.. Resenhas x Parcerias com Editoras

terça-feira, 15 de abril de 2014

   Sim, esse assunto é bem polêmico. Mas acho que alguns blogs estão perdendo a credibilidade para mim pois só fazem resenhas positivas sobre os livros que ganham de parceria das editoras, principalmente no Skoob vejo as autoras de diversos blogs colocando suas resenhas com o link do blog embaixo e dificilmente é uma critica sincera, a maioria são descrições longas da história e uma opinião superficial para no final nunca dar uma nota abaixo de 4. E se o autor for brasileiro então? A nota é 5 certeza! 

    Já vi muitos livros que recebem uma média de pontuação baixa só ganharem resenhas com notas altas. Me faz imaginar que essas pessoas que escrevem essas resenhas estão fazendo-as apenas por obrigação e dando boas notas para não perder a parceria das editoras.  Vejo blogueiros comemorando quando recebem essas parceria mas será que estão cientes do que acontece de verdade? De que poderão perder sua plena liberdade de expressão? 

    Enfim, tenho visto isso acontecer e muito me entristeço com esse quadro. Pois sei que blogsfera está cheia de pessoas talentosas com ótimas opiniões a compartilhar, mas ficam com medo de falar a verdade por temerem que uma parceria acabe, porque como sabemos parceria não é só receber livros de graça, é status..mais visibilidade para o blog e etc. Mas até que ponto vale a pena ter visibilidade sem credibilidade? 

  Obviamente que não estou a generalizar, existem sim alguns blogs e vlogs que acompanho que sei que são fiéis a sua opiniões mas outros que antes eu admirava pelo trabalho, hoje nem consigo mais visitar. Gostaria de abrir uma discussão saudável aqui, também sou apaixonada pelo meu blog (ele é pequeno é verdade) para mim ele é uma forma de desabafo e de conhecer pessoas novas, mas sei que para algumas pessoas os blogs são um ganha-pão, nesse caso, quem sou eu pra julgar? Enfim, gostaria de saber a opinião de vocês.





5 comentários:

  1. Oi Alice, tudo bem?

    Não dá pra dizer que o que você disse é mentira, porque infelizmente é a pura verdade! Concordo com o que você disse e realmente alguns blogueiros só estão pensando mesmo em agradar, escrevem uma resenha e mesmo não tendo gostado, eles dizem que o livro é ótimo, pois é mais fácil né?
    Parece que é difícil colocar a opinião verdadeira ou eles tem medo, não sei o que se passa.

    Enfim, eu mesmo ainda não tendo nenhuma parceria, não faço isso e sinto muito pelas pessoas que fazem.

    Beijos,
    Bruna
    http://pausaparaoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Eu tenho parceria com algumas editoras e nunca deixei de falar o que penso de um livro por causa de parceria. Acho que o que torna um blog bacana é sua personalidade.
    Adorei o post!
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bom?
    Eu tenho parceria com algumas editoras e nunca deixei de falar o que penso de um livro por causa de parceria. Acho que o que torna um blog bacana é sua personalidade.
    Adorei o post!
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alice!

    Concordo completamente com você, acho que cada vez mais as pessoas perdem o foco principal das resenhas, que é expor suas opiniões sinceras para os leitores.

    Poréns & ETCs

    ResponderExcluir
  5. Oláaa Alice,
    Muito bom o seu desabafo porque também vejo isso em alguns blog's, infelizmente.
    Tenho parceria com editoras e por ser parceira eu tento ser a mais crítica possível sobre o livro, de verdade! E com livros de amigos também. Não tenho medo e nem receio de falar "não gostei do seu livro" ou "não gostei desse livro da Editora", mas claro, não é de forma violenta e/ou metendo o pau como uma louca, mas com argumentos no meu ponto de vista. Acho que falta muita sinceridade entre os blogueiros literários, se você não gostou de algum ponto do livro, fale, se não gostou dele completamente, fale também, mas sempre com o seu argumento.

    Parabéns pelo blog, achei ele uma fofura *o*
    E espero mais discussões rolando por aqui :3

    Beijos,
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!